Problemas de conexão com Zwift Companion App

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Uma das coisas que me incomoda durante os treinos é não conseguir ligar todos os meus equipamentos, ainda mais em treinos indoor onde eu preciso de mais concentração e foco, parece que tudo vira desculpa para não concluir o treino.


Um dos aplicativos que eu mais utilizo é o Zwift’s Companion app (disponível para IOS e Android). Esse aplicativo além de permitir que você interaja com outros Zwifters, o app também serve para controlar algumas funções durante sua pedalada como pausar o workout, ter uma segunda tela com os dados do seu treino, etc.

Eu acho muito útil esse aplicativo e extremamente frustrante quando não consigo usá-lo, então vou listar algumas dicas de como resolver possíveis problemas de conexão entre o aplicativo no seu smartphone e o Zwift.

Contexto

Enquanto o Zwift (o jogo mesmo) está rodando em um dispositivo compatível, ele libera um “sinal” na sua rede local para que algum dispositivo auxiliar que esteja rodando o Companion App na mesma conta e mesma rede possa “ouvir” esse sinal e automaticamente parear com a sessão do seu jogo. Aqui fica uma crítica para o Zwift, eles poderiam melhorar a usabilidade do aplicativo. Não temos nenhuma opção para tentar parear manualmente caso essa tela não apareça automaticamente.

Pareando o dispositivo com o Companion

Essa etapa deve ser bem simples, mas confusa se você não entender como o processo funciona, ou se o seu dispositivo estiver conectado com outro.
Para começar:
Verifique se o bluetooth do seu smartphone está ligado;
Não abra as configurações do bluetooth para tentar parear seu smart trainer ou fita cardiaca (HRM). Não é necessário fazer isso.

O companion ainda não está vendo minha sessão no Zwift!

Depois de conectar tudo e abrir o Companion e a tela auxiliar não aparecer, confira esse resumo do que verificar:

Ainda não funcionou?

Tente ligar o modo avião, algumas vezes o Companion ver suas sessões ativas e outras vezes não, provavelmente seu celular está com o “WiFi assist” ativo.
O WiFi Assist é um serviço que avalia a qualidade da sua conexão e troca automaticamente entre WiFi e dados móveis. Para evitar isso coloque seu celular no modo avião, ativando apenas o WiFI e Bluetooth no seu aparelho. Outra opção é garantir que você esteja tentando usar o Zwift em uma área com boa cobertura WiFi, você pode tentar mover seus equipamentos para ficarem mais próximos ao roteador ou fazer um upgrade na sua rede para uma rede mesh ou colocar um roteador mais potente.

Ainda ficou com alguma dúvida?

Confira a documentação oficial do Zwift Companion App:
https://support.zwift.com/en_us/issues-with-zwift-companion-app-HkWqU6hGB