Dapper: Acesso aos Dados com Performance e Simplicidade

Publicado em:

O que é o Dapper?

O Dapper é um micro-ORM para .NET que simplifica o acesso ao banco de dados, permitindo aos desenvolvedores escreverem queries diretamente no código e mapear o resultado em objetos.
Diferente do Entity Framework que controla os estados dos objetos e rastreia mudanças, o Dapper foca em executar as queries SQL e mapear os dados.

Por que usar o Dapper?

  1. Performance: O Dapper é perfeito para sistemas que precisam ter alto desempenho e baixa latência porque não possui todas as camadas de abstração e controle que consomem recursos de processamentos.
  2. Simplicidade: O Dapper reduz a complexidade mapeando os dados diretamente em objetos, além de eliminar toda uma estrutura de complexidade necessária para rodar um ORM (exemplo: o Entity Framework).
  3. Flexibilidade: Com o Dapper se torna possível escrever a consulta SQL diretamente no código, por isso não possui as limitações de “conversão” de lógica que precisamos fazer quando vamos escrever uma consulta com Entity Framework ou LINQ.
  4. Integração: O Dapper se integra perfeitamente com qualquer arquitetura existente, complementando outras ferramentas.

Quando usar o Dapper?

  • Consultas complexas: Cenários que exigem controle total sobre as consultas SQL.
  • Sistemas sem necessidade de abstração completa do banco de dados: Projetos que não requerem o rastreamento de entidades ou mapeamentos profundos do banco de dados.
  • Alta performance: Quando cada milissegundo conta e o desempenho é crucial para o sucesso do sistema.

Desvantagens do Dapper

Como não existe bala de prata, o Dapper possui alguns pontos a serem considerados.

  • Consultas complexas: cenários onde precisamos ter total controle sobre a query.
  • Projetos que não precisamos ter uma abstração completada do banco de dados ou rastreio das entidades.
  • Máximo desempenho, quando qualquer milissegundo importa.

Conclusão

Dapper é uma excelente ferramenta para quem busca simplicidade, performance e flexibilidade. Se você é um desenvolvedor buscando uma ferramenta com essas características pode considerar o Dapper para seu projeto.